top of page
Foto do escritorprojetacomunicacao1

Avanço da perda de peso

Ansiedade em perder peso é uma regra em todos os casos, tanto nos pacientes operados como naqueles não operados.



“Operei e não estou emagrecendo!” ou então “Minha perda de peso já deve ter estabilizado”- Essas são “frases” frequentemente ouvidas no consultório.


É bem comum que o paciente bariátrico use a internet para pesquisar sobre cirurgia e acabe encontrando exemplos de pacientes que INEVITAVELMENTE estabeleça vínculos baseados na comparação da perda de peso: “Mas quanto você perdeu na primeira semana?”; “Tudo isso?, eu não estou emagrecendo nada?!”


Por um lado é incrível que novas amizades sejam feitas e que haja uma união em pró de uma melhor qualidade de vida de todos, e mais importante o compartilhar situações que possam ser comuns para ambos, porém, em contrapartida, abre um leque para as temidas comparações e frustrações.


Eu, enquanto cirurgião devo salientar que comparações a esmo, sem conhecimento específico de causa podem ser extremamente nocivas, ainda mais quando você está sendo regido pela ansiedade dos primeiros meses na busca da perda de peso e acreditava fielmente que tudo seria super rápido.

Pois bem, não é!

Não é rápido nem simples e digo mais, cada organismo tem as suas particularidades sendo que, para a maioria das pessoas, emagrecer lentamente pode ser mais vantajoso e saudável do que rapidamente.


O importante é saber sustentar o estilo de vida saudável.


Por isso, a educação alimentar é a chave para que o processo seja mais fácil, leve e sem terrorismo nutricional.


Atenha-se como referência ao seu grupo de amigos que têm peso e altura próximos ao seu e principalmente, fique atento ao que te causa mais ansiedade e angústia nesse período e não hesite em dividir tudo isso com seu cirurgião.


A bariátrica vai mudar a sua vida, acredite, mas faça a sua parte na ressignificação, pois do contrário essa mudança poderá ser não sustentada.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Minha obesidade é saudável

Certamente, muitas pessoas já ouviram alguém afirmar que são obesas, mas ainda se consideram "saudáveis". Talvez você mesmo tenha tido...

Comments


bottom of page