top of page
Foto do escritorprojetacomunicacao1

Cirurgia bariátrica x Gordura no fígado


“Dr. Tenho gordura no fígado, e agora?” Essa frase é mais comum do que você imagina. Gordura no fígado (esteatose hepática) é um tema que causa bastante dúvida. Geralmente a pessoa não sente nada, faz um ultrassom e é surpreendida: tem gordura no fígado. E agora?


É um distúrbio em que ocorre o acúmulo de gordura dentro das células do fígado, tornando o órgão amarelado. Essa gordura pode gerar inflamação no local e, se o processo progredir, pode evoluir para uma cirrose hepática e até ser um precursor do câncer de fígado.


A esteatose hepática é uma condição cada vez mais comum, que pode manifestar-se também na infância e atinge mais as mulheres. Cerca de 30% da população apresenta o problema e metade pode evoluir para formas mais graves da doença. Além disso, a doença é frequentemente associada a Obesidade, pressão alta, resistência à insulina, níveis elevados de colesterol e triglicérides (síndrome metabólica).

Pacientes que querem se submeter a cirurgia bariátrica, normalmente apresentam gordura no fígado.


Sobrepeso, consumo de álcool, diabetes, má nutrição, gravidez, cirurgias e sedentarismo são fatores de risco para o aparecimento da doença.


Não existe um tratamento específico para o fígado com excesso de gordura. Ele baseia-se em três pilares: estilo de vida saudável, alimentação equilibrada e prática regular de exercícios físicos.


A cirurgia bariátrica vai te ajudar nessa questão também! Tem alguma dúvida?


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Minha obesidade é saudável

Certamente, muitas pessoas já ouviram alguém afirmar que são obesas, mas ainda se consideram "saudáveis". Talvez você mesmo tenha tido...

Comments


bottom of page