Esse é um dos momentos mais difíceis da vida dos pacientes. O momento em que a decisão da bariátrica é tomado é como se o mundo ficasse em suas costas. Tantas informações, tantos medos, tantos palpites... Pois bem, lembre-se de que o caminho não é fácil, mas que vai valer cada segundo.
✅ O primeiro ponto é checar se o seu caso realmente se enquadra nas indicações!! Baseado no Índice de Massa Corpórea (IMC), tempo de obesidade, presença de comorbidades (doenças relacionadas com obesidade que você já tenha, as principais são: Hipertensão, diabetes, doença do refluxo gastro-esofágico, dislipidemia, alterações respiratórias como asma, apnéia do sono, etc; problemas nas articulaçaões ou coluna, entre outras...) e tratamento clínico da obesidade insatisfatório por 2 anos.
✅ Em seguida, você deve encontrar uma equipe multidisciplinar especializada e com experiência em tratamento de obesidade.
(Geralmente composta no mínimo por Cirurgião Bariátrico, Endocrinologista, Nutricionista e Psicólogo).
✅ Passar nas consultas com essa equipe que faz todo o preparo pré operatório, desde realizar todos os exames envolvidos, como ajudar o paciente que precisa perder peso inicialmente, receber uma série de orientações e, de posse dos laudos de liberação que fazem parte dos pré requisitos, abrir o processo junto às operadoras de saúde.
✅ Fazer avaliações tanto com o cardiologista como com o pneumologista e obviamente realizar os exames por esses pedidos.
💎 Quando o paciente está dentro das indicações, encontra-se bem decidido a realizar a cirurgia, tem os exames e os laudos, a equipe junto com o paciente escolhe a melhor técnica para aquele caso, faz o pedido e marca a data da cirurgia
E ai ficou alguma dúvida?
Comentários