Diabetes e cirurgia bariátrica
- projetacomunicacao1
- 9 de nov. de 2023
- 1 min de leitura

A prevalência do diabetes, especialmente do tipo 2, está aumentando em um ritmo acelerado, o que é considerado alarmante por especialistas. Estima-se que o número de pessoas diagnosticadas com a doença mais do que dobre até 2050 em todo o mundo, chegando a um total de 1,3 bilhão.
A rápida taxa de crescimento do diabetes não é apenas alarmante, mas também desafiadora para todos os sistemas de saúde do mundo, especialmente porque a doença também aumenta o risco de doença cardíaca isquêmica e derrame.
Atualmente, cerca de 529 milhões de pessoas possuem a doença, uma prevalência global de 6,1%. O impacto é mais significativo entre os maiores de 65 anos, em que um a cada cinco idosos (20%) já tem diabetes. Especificamente entre os de 75 e 79, chega a ser um a cada quatro (24,4%).
Segundo a OMS, a cirurgia bariátrica é considerada uma opção viável, os benefícios da cirurgia bariátrica para portadores de diabetes são notáveis. Além da perda significativa de peso, a cirurgia pode melhorar a sensibilidade à insulina, reduzir a resistência à insulina e normalizar os níveis de glicose no sangue. Isso resulta em uma redução ou mesmo remissão completa dos sintomas da diabetes em muitos pacientes.
Além disso, também pode levar à diminuição da necessidade de medicação para controlar a diabetes, proporcionando uma melhoria na qualidade de vida e reduzindo os custos associados ao tratamento da doença. #diabetes#cirurgiabaritrica#emagrecimento
Comments