top of page

Mounjaro pode substituir a bariátrica?


A cirurgia bariátrica pode levar à perda de 20% a 40% do peso corporal e prevenir doenças crônicas, como câncer e diabetes. Mas será que as canetas emagrecedoras devem substituí-la? O questionamento ganha força com a chegada do Mounjaro, droga para diabetes tipo 2 que recebeu aprovação da Anvisa nesta segunda-feira (25) e é utilizada de modo off label para perda de peso.


O diferencial do Mounjaro está no seu princípio ativo. Antecessores como Ozempic e Wegovy imitam o GLP-1, hormônio produzido no pâncreas e nas células do trato gastrointestinal que contribui com a sensação de saciedade. Já o novo medicamento combina a versão sintética do GLP-1 com a imitação da molécula GIP, que cumpre um papel similar.


Especialistas afirmam que é cedo para dizer que as canetas emagrecedoras podem substituir a bariátrica, mas pontuam que as drogas são alternativas àqueles não elegíveis ao procedimento cirúrgico. A necessidade de uso contínuo dos medicamentos também é vista como barreira, uma vez que a obesidade é abordada como doença crônica. O organismo memoriza o maior peso do paciente e estimula o reganho por meio de mecanismos como a desaceleração metabólica e a indução do apetite, causando a recuperação da massa corporal após o uso das substâncias.


Já na bariátrica, o mecanismo inibidor do apetite passa a fazer parte do organismo, o que causa menor reganho.


Além disso, o procedimento também atua em nível hormonal. Há mais de 50 anos, quando a cirurgia começou a ser realizada, acreditava-se que a pessoa emagrecia apenas em decorrência da redução do estômago, que passava a comportar menos comida. Estudos recentes mostram, entretanto, que hormônios produzidos no estômago e no intestino têm papel relevante nessa perda de peso.


A bariátrica pode ser feita de diferentes formas, e as duas mais comuns são a gastrectomia vertical (ou sleeve) e o bypass gástrico. Na primeira, uma parte do estômago é retirada, reduzindo seu volume a 150 ml. Com isso, se reduz a produção de grelina, hormônio secretado no órgão que estimula o apetite. #cirurgiabariatrica#bariatrica

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Minha obesidade é saudável

Certamente, muitas pessoas já ouviram alguém afirmar que são obesas, mas ainda se consideram "saudáveis". Talvez você mesmo tenha tido...

Comentarios


bottom of page