top of page

Obesidade e depressão

A depressão pode estar relacionada a doenças, dentre elas, duas altamente prevalentes na população mundial: diabetes tipo 2 e obesidade. Até 30% dos diabéticos apresentam quadros depressivos e, segundo a OMS, 30% dos 600 milhões de obesos que buscam tratamentos para emagrecer têm depressão ao longo da vida.



Pessoas depressivas têm aumento dos níveis de estresse e consequentemente do estado inflamatório do organismo, podendo levar ao ganho de peso, e consequentemente, provocar resistência à insulina, hormônio essencial para o controle das taxas de glicose no sangue.


O aumento da resistência insulínica ocorre quando o pâncreas passa a produzir mais insulina. Por conta desse ciclo, o órgão não consegue produzir mais o hormônio, elevando os níveis de açúcar no sangue e provocando diabetes tipo 2.


Também existem os quadros depressivos que podem causar aumento de apetite e de peso, que são os eventos de depressões atípicas. Nesses casos, é preciso atenção, principalmente se o paciente tem predisposição genética para o diabetes.


A cirurgia bariátrica é uma ferramenta altamente eficaz contra a obesidade e todos os problemas que o excesso de peso pode trazer à saúde.


Informe-se e busque bons profissionais. E você, já sofreu com depressão? Qual a sua dúvida sobre?


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Minha obesidade é saudável

Certamente, muitas pessoas já ouviram alguém afirmar que são obesas, mas ainda se consideram "saudáveis". Talvez você mesmo tenha tido...

Comentarios


bottom of page