top of page
Foto do escritorprojetacomunicacao1

Obesidade saudável, existe?

A resposta dessa pergunta é não! Mesmo que não se encontre problema metabólico (como pressão alta, diabetes ou colesterol), qdo comparados às pessoas dentro do peso, obesos têm risco 96% maior de insuficiência cardíaca e 49% maior de desenvolver doença coronariana.



“Ah, Dr., mas sou obeso e não tenho nenhum problema de saúde, enquanto fulano é magro e vive doente”. Sim, isso pode acontecer. A gordura é como uma grande glândula inflamatória, gerando um processo subclínico crônico, proporcionando um ambiente suscetível ao adoecimento – por isso, em geral, o obeso está associado à resistência insulínica (pré-condição para síndrome metabólica).


O risco de pessoas com sobrepeso ou consideradas obesas desencadearem problemas de saúde, especialmente, doenças cardiovasculares, é bem maior em relação a pessoas com Índice de Massa Corporal (IMC) considerado normal.


Mesmo pacientes que são considerados obesos, e que não apresentam sinais de doença cardíaca, pressão alta, colesterol ou diabetes, correm o risco e estão suscetíveis a desenvolver doenças cardíacas, derrames e até insuficiência se comparado com pessoas com peso normal.


Ao longo dos anos, já foram realizados diversas pesquisas referente a essa questão de existir a possibilidade de ser uma pessoa obesa e saudável, sendo uma das últimas realizada pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, que também concluiu que pacientes obesos com o decorrer do tempo podem desenvolver problemas como AVC e insuficiência cardíaca.


Então, se você está adiando a sua cirurgia por esse motivo, repense!


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Minha obesidade é saudável

Certamente, muitas pessoas já ouviram alguém afirmar que são obesas, mas ainda se consideram "saudáveis". Talvez você mesmo tenha tido...

Comments


bottom of page