top of page

Romantizar a obesidade


Não faz muito tempo vi um debate sobre obesidade. Mas, em vez de abordar os riscos que o excesso de peso traz para saúde, a discussão afirmava que classificar tal condição como doença fazia parte de um "paradigma científico patriarcal e mercadológico", uma vez que nem toda pessoa gorda poderia ser considerada doente. Assim, era preciso lutar contra esse novo tipo de preconceito.


Sabemos obesos enfrentam dificuldades cotidianas, seja para comprar roupas, no transporte público ou em outros ambientes que não têm estrutura adequada para acomodá-las. Além disso, são alvo de julgamentos, piadas ofensivas e até xingamentos. E, óbvio, questões de saúde.


Porém, estamos vivendo um tempo em que a luta contra a discriminação está se confundindo com a glamourização da obesidade. Porque as opiniões difundidas nas redes sociais têm excluído os fatos científicos. A obesidade é doença sim!


Segundo o mapa atual da obesidade, no Brasil, a doença aumentou 72% nos últimos 13 anos. A estimativa da Organização Mundial da Saúde é que em 2025 tenhamos 2,3 bilhões de adultos acima do peso e, destes, 700 milhões com obesidade.


Existe uma diferença enorme entre aceitar e respeitar cada qual com suas características físicas, seu corpo e suas formas e incentivar uma doença. O preconceito jamais deve ser estimulado, mas o incentivo precisa ser sempre em prol da saúde.


Não há problema algum incluir pessoas gordas na moda, em capas de revistas, porém, transmitir a mensagem de que é saudável ser obeso é um erro, pois a ciência já comprovou que a porcentagem elevada de gordura é extremamente prejudicial. Já se sabe, inclusive, que uma grávida obesa aumenta progressivamente a chance de que seu filho seja obeso. Assim, a obesidade não caminha sozinha, ela carrega inúmeras comorbidades.


Então, da mesma forma que a moda valoriza mulheres extremamente magras, nitidamente com baixo peso, o que também traz grandes riscos à vida, também está fazendo com a obesidade. A solução está sempre no equilíbrio. Por isso, os médicos sugerem ter um IMC entre 18,5 kg/m2 e 24,9kg/m2. Defender o preconceito é necessário, mas estimular pessoas a serem gordas é tão irresponsável quanto esses que as discriminam.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Minha obesidade é saudável

Certamente, muitas pessoas já ouviram alguém afirmar que são obesas, mas ainda se consideram "saudáveis". Talvez você mesmo tenha tido...

Comments


bottom of page