A obesidade é uma doença que interfere diretamente na qualidade de vida do paciente, principalmente nos aspectos pessoais e sexuais de cada indivíduo. Muitas dúvidas surgem acerca da interferência da obesidade no prazer sexual, se há relação com infertilidade e como a cirurgia bariátrica influencia neste cenário. É importante ressaltar que, em muitos casos, esta comorbidade desencadeia disfunções como perda de libido e apetite sexual, disfunção erétil e infertilidade – muitas vezes relacionados com a baixa autoestima e casos de depressão. Não tenha vergonha de falar e pensar sobre isso.
Principalmente nos homens a obesidade anda lado a lado da disfunção erétil que juntamente com a baixa de autoestima e o cansaço físico maior durante a relação sexual faz com que o interesse seja intensamente diminuído.
Boa notícia: é comum a melhora da libido após a cirurgia bariátrica, uma vez que a obesidade pode levar ao desequilíbrio hormonal e outros fatores como alterações na resistência da insulina, grande produção de radicais livres contribuindo para a disfunção sexual tanto masculina como feminina.
Como a cirurgia contribui na melhora da resistência a insulina, diminuição da gordura corporal e otimização da qualidade do sono, isso tudo associado à alimentação adequada com consumo de antioxidantes e alimentos anti-inflamatórios, atuarão em paralelo a regularização de hormônios, a melhora da disposição e autoestima levando de maneira certeira a melhora da libido.
Muitas pessoas não falam sobre isso por vergonha, mas converse com o seu médico e coloque isso também na balança na hora da cirurgia.
コメント