Antes de compreender a diferença entre elas, é importante saber que o conceito dos procedimentos é basicamente o mesmo, bem como os seus resultados.
As três modalidades existem para a realização da cirurgia bariátrica e é o médico especialista, juntamente com você que irão decidir qual é o melhor procedimento de acordo com as particularidades de cada caso.
Apesar de a cirurgia ser praticamente a mesma, a diferença se dá na via de acesso. Na laparotomia, conhecida popularmente como cirurgia aberta, uma cavidade abdominal, que pode ser pequena ou alcançar todo o comprimento da região, é aberta para acessar os órgãos internos. Por se tratar de uma cirurgia mais invasiva, seu processo de recuperação é mais lento.
Já quando falamos em cirurgia laparoscópica ou robótica, nos referimos à realização de pequenas incisões (como se fossem furos - na robótica de 8mm) no abdômen para que o instrumento e uma pequena câmera sejam introduzidos no corpo, com o intuito de transmitir imagens em alta resolução para que o cirurgião faça as intervenções necessárias e, inclusive, possa gravar imagens para estudos posteriores. A esses procedimentos damos o nome de minimamente invasiva.
Todos os tipos de cirurgia bariátrica exigem anestesia geral e, obrigatoriamente, devem ser realizados em centros cirúrgicos.
Cabe ressaltar que a cirurgia robótica hoje tem alcançado a preferência de muitos médicos e pacientes por se tratar de um método ainda menos invasivo que a laparoscopia, mais moderno e seguro, além de proporcionar uma recuperação e retorno às atividades mais rápida.
Levando em consideração que as feridas são menores se comparadas com as da cirurgia bariátrica aberta, o risco de infecção também diminui consideravelmente.
Converse com seu cirurgião. Ele terá o maior prazer de numerar as vantagens de uma em relação a outra.
Comments